SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Study of the treatment of femoral head fracturesLocalization of the tibial entry point author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

BASTOS, Leonardo Ribeiro; FERREIRA, Ricardo Cardenuto  and  MERCADANTE, Marcelo Tomanik. Análise do resultado clínico-funcional e das complicações da fratura do colo do tálus. Rev. bras. ortop. [online]. 2010, vol.45, n.4, pp. 362-374. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162010000400005.

OBJETIVO: Avaliar o resultado clínico-funcional e radiográfico dos pacientes com fraturas do colo do tálus tratados pelo Grupo de Cirurgia do Pé e Tornozelo da Santa Casa de São Paulo. MÉTODO: Avaliamos 20 pacientes, com tempo médio de seguimento de 71 meses: um com fratura do tipo I, 12 do tipo II, cinco do tipo III e dois do tipo IV, sendo quatro fraturas expostas. RESULTADOS: Um paciente foi tratado incruentamente, 16 com RAFI (três com artrodese subtalar primária), um com talectomia e dois com artrodese tibiotalocalcaneana. A redução obtida foi classificada como anatômica em sete pés, aceitável em seis, e ruim em quatro. Sete pacientes apresentaram complicações precoces. Houve um retardo de consolidação e quatro osteonecroses do corpo do tálus. Quatro pacientes necessitaram de procedimentos reconstrutivos secundários. Sessenta e dois porcento dos pacientes não apresentaram comprometimento radiográfico importante na articulação do tornozelo e 25% na articulação subtalar. Dos pacientes não submetidos a procedimentos secundários, 81% apresentaram queixas referentes ao pé tratado, 37,5% apresentaram alguma deformidade, 44% déficit sensitivo e 50% estavam aposentados. A perda média de movimento do tornozelo foi de 49% e da subtalar 80%. A pontuação média pela escala AOFAS foi de 73 pontos. CONCLUSÃO: A fratura do colo do tálus leva a alta incidência de complicações clínico-funcionais e radiográficas.

Keywords : Tálus [lesões]; Fraturas ósseas [complicações]; Adulto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese