SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4A comparative study of lumbar range of movement in healthy athletes and non-athletesAnatomical study of the musculocutaneous nerve in relation to the coracoid process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

IKEMOTO, Roberto Yukio et al. Estudo comparativo, prospectivo e randomizado entre dois métodos de anestesia para cirurgia do ombro. Rev. bras. ortop. [online]. 2010, vol.45, n.4, pp. 395-399. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162010000400009.

OBJETIVO: Avaliar a eficácia do bloqueio do nervo supraescapular associado à infusão de anestésico no espaço subacromial e compará-lo ao bloqueio interescalênico. MÉTODO: Avaliamos, prospectivamente e comparativamente, a eficácia dos métodos anestésicos em 45 pacientes com lesões pequenas ou médias isoladas do tendão do supraespinhal submetidos ao reparo artroscópico. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em três grupos de 15, cada um com uma diferente combinação de métodos anestésicos. A eficácia da analgesia pós-operatória foi mensurada utilizando-se a escala visual da dor e consumo de drogas analgésicas, anti-inflamatórias e opioides. O consumo de anestésicos inalatórios durante a cirurgia também foi comparado entre os grupos. RESULTADOS: A análise estatística não encontrou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos com relação ao consumo de anestésico durante a cirurgia e a eficácia analgésica pós-operatória nas primeiras 48 horas. CONCLUSÃO: O bloqueio do nervo supraescapular associado à infusão de anestésico no espaço subacromial é uma excelente alternativa ao bloqueio interescalênico, particularmente em hospitais que não dispõem do estimulador elétrico de nervo.

Keywords : Bainha rotadora; Ombro; Artroscopia; Anestesia; Bloqueio nervoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese