SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Uso da biocerâmica no preenchimento de falhas ósseasAnálise biomecânica e histológica de músculos gastrocnêmios de ratas submetidas à lesão muscular e tratados com laserterapia de baixa intensidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616

Resumo

SILVA, Carlos Francisco Bittencourt et al. Avaliação radiográfica da osteotomia proximal de abertura gradual da tíbia. Rev. bras. ortop. [online]. 2010, vol.45, n.4, pp. 439-443. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162010000400017.

OBJETIVO: Avaliar radiograficamente indivíduos submetidos à osteotomia de abertura gradual da tíbia proximal com o objetivo de analisar a inclinação tibial proximal no plano frontal e no plano sagital e a altura patelar. MÉTODO: Foram incluídos no estudo 22 indivíduos operados no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) para correção do desvio angular em varo da tíbia pela técnica de osteotomia de abertura gradual (OAG) com fixador externo monolateral da Orthofix. Foram analisados pacientes submetidos à OAG com término de tratamento entre janeiro de 2000 e dezembro de 2006. A técnica utilizada para a mensuração dos valores foi obtida através de radiografias em AP com carga e perfil com flexão a 30º dos joelhos operados. RESULTADOS: Não houve diferenças entre os valores dos índices de altura patelar e inclinação tibial pré-operatórios e pós-operatórios de significância estatística nos pacientes avaliados. CONCLUSÃO: A osteotomia tibial de abertura gradual representa uma técnica que evita os problemas apresentados pela osteotomia tibial proximal alta, pois ela é realizada sem promover alterações do mecanismo extensor, desequilíbrio ligamentar ou distorções na tíbia proximal.

Palavras-chave : Osteotomia; Osteoartrite; Tíbia [radiografia].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português