SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Radiographic abnormalities of the talus in patients with clubfoot after surgical release using the McKay techniqueImmediate and late effect of sutures in extrasynovial tendons: biomechanical study in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

BORTOLETTO, Adalberto; RODRIGUES, Luiz Cláudio Lacerda  and  MATSUMOTO, Marcelo Hide. Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas da coluna toracolombar com material de terceira geração tipo fixador interno. Rev. bras. ortop. [online]. 2011, vol.46, n.3, pp. 299-304. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162011000300012.

OBJETIVO: Avaliar o resultado funcional dos pacientes com fratura da coluna toracolombar cirúrgica. MÉTODO: Foi feito um estudo prospectivo incluindo 100 pacientes portadores de fratura da coluna vertebral nos segmentos torácico e lombar. As lesões foram classificadas conforme a sistemática da AO e os pacientes foram tratados com cirurgia. Avaliou-se a presença de cifose inicial e sua evolução após a intervenção cirúrgica, a presença de dor pós-operatória e sua evolução até 24 semanas do ato cirúrgico. Comparando nossos dados com a literatura. RESULTADOS: Analisados 100 pacientes cirúrgicos, sendo 37 do tipo A, 46 do tipo B e 17 do tipo C, observamos que os pacientes que se apresentavam com Frankel A mantiveram o quadro, porém, os pacientes com Frankel B ou mais, evoluíram com alguma melhora do quadro; a média da melhora da dor baseada na escala visual analógica (EVA) foi acima de 4 pontos, e o retorno às atividades de rotina diária constatado em todos os pacientes, sendo que o retorno ao trabalho não foi considerado por nós como critério de avaliação. CONCLUSÃO: Apesar da controvérsia quanto à indicação da cirurgia nas fraturas da coluna, consideramos o método por nós utilizado como satisfatório, com bons resultados e baixo índice de complicações, porém mais estudos prospectivos e randomizados, com um seguimento mais longo, são necessários para uma avaliação deste tipo de fixação.

Keywords : Fraturas da Coluna Vertebral; classificação; Fraturas da Coluna Vertebral; cirurgia; Traumatismos da Medula Espinal; Resultados de Tratamento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese