SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Immediate and late effect of sutures in extrasynovial tendons: biomechanical study in ratsPathological fracture of lumbar vertebra in children with acute neurological deficit: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

TENOR JUNIOR, Antonio Carlos et al. Estudo anatômico comparativo entre os lados direito e esquerdo do nervo axilar em relação à via deltopeitoral e ao acrômio. Rev. bras. ortop. [online]. 2011, vol.46, n.3, pp. 309-314. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162011000300014.

OBJETIVOS: Estabelecer parâmetros anatômicos para o nervo axilar pelas medidas das distâncias ao acrômio e à via de acesso deltopeitoral, e verificar se há diferenças nas medidas comparativas entre os lados direito e esquerdo. MÉTODO: Realizou-se o estudo anatômico do trajeto do nervo axilar pela dissecção de 30 ombros em 20 cadáveres adultos frescos. Em 10 cadáveres foi realizada dissecção bilateral para estudo comparativo. Utilizou-se paquímetro digital com precisão de 0,05cm, mediram-se as distâncias entre a extremidade lateral do acrômio e os ramos anterior e posterior do nervo axilar e a distância entre o espaço deltopeitoral e o ramo anterior do nervo axilar. RESULTADOS: A menor distância entre o acrômio e o nervo axilar foi de 5,47cm e a maior, de 7,06cm. A menor distância entre o sulco deltopeitoral e o nervo axilar foi de 3,94cm. Houve diferença com significância estatística pelo teste de Wilcoxon nas medidas comparativas entre os lados direito e esquerdo, para as distâncias entre o ramo posterior do nervo axilar e o ponto médio da borda lateral do acrômio (A-E) e entre o ramo anterior do nervo axilar e a extremidade anterior do acrômio (B-C), ambas maiores no lado direito. CONCLUSÕES: O nervo axilar está situado entre 5,47 e 7,06cm distal ao acrômio e 3,94cm lateral ao espaço deltopeitoral. Houve diferença com significância estatística no estudo comparativo entre os lados direito e esquerdo, ambas maiores no lado direito.

Keywords : Ombro; Plexo Braquial; Medidas; Cadáver.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese