SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Comparative anatomical study between the right and left sides of the axillary nerve in relation to deltopectoral approach and acromionBilateral anterior glenohumeral dislocation: clinical case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

BORTOLETTO, Adalberto; RODRIGUES, Luiz Cláudio Lacerda  and  MATSUMOTO, Marcelo Hide. Fratura patológica de vértebra lombar em criança com déficit neurológico agudo: relato de caso. Rev. bras. ortop. [online]. 2011, vol.46, n.3, pp. 315-317. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162011000300015.

O trabalho relata um caso de linfoma em paciente de 13 anos que veio à consulta com dor lombar. O paciente sofreu um traumatismo de baixa intensidade na região lombar que resultou em dor persistente e de caráter progressivo. Ao ser avaliado em uma emergência, foi detectada no exame radiográfico uma fratura de coluna. Nesse momento, o paciente foi encaminhado ao ambulatório de especialidade do mesmo hospital. Após exames iniciais, foi firmado o diagnóstico de fratura patológica envolvido por volumoso tecido, indicando ser uma lesão tumoral. Na sequência do atendimento, o paciente evoluiu com parestesias em membros inferiores e retenção urinária sem possuir diagnóstico patológico da lesão. O paciente foi submetido à cirurgia de emergência com estabilização e descompressão neurológica sendo enviado material da lesão para exame anatomopatológico. O resultado do exame anatomopatológico sugeriu tumor de células pequenas deixando uma dúvida após a imuno-histoquímica, definindo o diagnóstico de linfoma. O paciente foi encaminhado para tratamento oncológico. O objetivo deste trabalho é relatar um caso raro de linfoma em criança com diagnóstico inicial de fratura patológica em coluna vertebral lombar. É importante investigar fratura associada a trauma leve em crianças. A precisão diagnóstica resulta em um atendimento efetivo com resultados melhores para os pacientes. O paciente em foco submeteu-se a tratamento quimioterápico obtendo uma boa resposta com reflexos positivos no seu prognóstico.

Keywords : Fraturas da Coluna Vertebral; diagnóstico; Coluna Vertebral; Metástase Neoplásica; Linfoma; terapia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese