SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Bilateral anterior glenohumeral dislocation: clinical caseFracture of the tibial component in total knee arthroplasty: report on two cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

SANTOS, Cláudia et al. Indicações de artroplastia radiocubital distal: relato de três casos clínicos. Rev. bras. ortop. [online]. 2011, vol.46, n.3, pp. 321-324. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162011000300017.

A artroplastia radiocubital distal é uma solução atrativa no tratamento de diferentes patologias da articulação radiocubital distal, pois permite restaurar a estabilidade, a transmissão de cargas e a função. As principais indicações são: o impingement radiocubital após ressecção parcial ou completa do cúbito distal e a artrite degenerativa, inflamatória ou pós-traumática da articulação radiocubital distal. Os autores apresentam três casos clínicos de patologia radiocubital distal: dois pacientes com sequelas pós-traumáticas e um caso de impingement radiocubital distal após operação de Sauvé-Kapandji. Os três casos foram tratados cirurgicamente com prótese metálica de substituição do cúbito distal tipo First Choice - Ascencion®. Os dois primeiros foram tratados com prótese tipo resurfacing e o último com prótese tipo modular. Em todos os pacientes obteve-se diminuição da dor e aumento da amplitude da RCD ao fim de um ano de seguimento pós-cirúrgico.

Keywords : Artroplastia; Punho; patologia; Punho; cirurgia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese