SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Fracture of the tibial component in total knee arthroplasty: report on two cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

PACCOLA, Cleber Antonio Jansen. Uma forma simplificada de determinar a direção da osteotomia de corte único para a correção de deformidade combinada rotacional e angular dos ossos longos. Rev. bras. ortop. [online]. 2011, vol.46, n.3, pp. 329-334. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162011000300019.

A direção da obliquidade do corte para a execução da osteotomia de corte único, para correção de deformidades angulares e rotacionais combinadas, é de difícil determinação. A obliquidade adequada, se no sentido horário ou anti-horário em relação à transversal ao eixo do osso, é usualmente determinada através de ensaios em modelos ósseos plásticos imitando a deformidade ou em bananas, onde diferentes simulações podem ser feitas. Isto é muito confuso e difícil. Neste trabalho propomos uma tabela, com entradas para as deformidades angular e rotacional e o lado afetado. Na tabela é indicada diretamente a obliquidade correta do corte em relação à perpendicular ao eixo diafisário. Uma revisão passo a passo da osteotomia de corte único é também apresentada, com vistas ao planejamento pré-operatório, com ênfase na contribuição proposta.

Keywords : Osteotomia; Osso e Ossos; Deformidades Ósseas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese