SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.4Evaluation of patients with Duchenne Muscular Dystrophy in Gait Analysis Laboratory using Gait Deviation Index índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Ortopedia

versión impresa ISSN 0102-3616

Resumen

ABREU, Fabio Peluzo et al. Tratamento da subluxação e luxação do quadril na paralisia cerebral em pacientes tetraparéticos espásticos, nível motor V, através datenotomia de adutores e psoas. Rev. bras. ortop. [online]. 2011, vol.46, suppl.4, pp. 6-9. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162011001000002.

Objetivo: O objetivo do trabalho é avaliar se a tenotomia de adutores e psoas é efetiva em controlar a luxação progressiva de pacientes tetraparéticos espásticos, nível motor V. Método: Foi feito um estudo retrospectivo de 26 pacientes operados na AACD-SP com a técnica cirúrgica de tenotomia de adutores e psoas em pacientes portadores de paralisia cerebral (PC) tetraparéticos espásticos, nível motor V. Avaliamos o índice de Reimers pré e pós-operatório e dividimos os pacientes em dois grupos: operados abaixo de cinco anos de idade e acima de cinco anos de idade. Os dados foram levados para análise estatística. Resultados: Com um seguimento de sete anos, os dois grupos tiveram, em sua maioria dos pacientes, o índice de Reimers diminuído quando comparados ao pré-operatório. Conclusão: A tenotomia dos adutores e psoas foi efetiva em evitar a progressão da luxação em pacientes com PC tetraparéticos, nível motor V. A idade do paciente na época da cirurgia não influenciou os resultados e sim o índice de Reimers elevado no pré-operatório e quadris assimétricos.

Palabras llave : Paralisia Cerebral; Luxação do Quadril; Segmentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués