SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.4Intramedullary fixation of femur fractures in children and adolescents with flexible rodsFloating elbow in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

ASSUNCAO FILHO, Carlos Alberto Almeida de et al. Desvios rotacionais na fratura supracondiliana do úmero em crianças: novo método de avaliação. Rev. bras. ortop. [online]. 2011, vol.46, suppl.4, pp. 45-50. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162011001000009.

Objetivo: Descrever um novo método para identificar e quantificar os desvios rotacionais da fratura supracondiliana do úmero. Métodos: O estudo foi realizado usando modelos sintéticos de úmero, serrando-o perpendicular ao seu longo eixo, na região da fossa olecraniana, fixando-o com diferentes desvios rotacionais, e então uma radiografia das peças foi obtida. Foi realizada uma análise descritiva da sensibilidade e especificidade do método de visualização do "esporão metafisário" com o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. A análise de regressão linear foi utilizada para identificar uma relação entre tamanho do esporão e o grau de desvio rotacional da fratura. Resultados: A sensibilidade e a especificidade do método foram de 100% a partir de 15 graus de desvio rotacional e houve uma relação estatisticamente significante entre o tamanho do esporão e o grau do desvio rotacional. Conclusão: O método demonstrou ser de fácil aplicação, confiável e reprodutível neste trabalho.

Keywords : Fraturas do Úmero; Cotovelo; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese