SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Updating on diagnosis and treatment of chondral lesion of the kneeWhat is the best radiographic view for "die punch" distal radius fractures? A cadaver model study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Ortopedia

versión impresa ISSN 0102-3616

Resumen

FIGUEIREDO, Marina Juliana Pita Sassioto Silveira de et al. Pseudartrose congênita de clavícula. Rev. bras. ortop. [online]. 2012, vol.47, n.1, pp. 21-26. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162012000100002.

A pseudartrose congênita de clavícula (PCC) é uma afecção rara, que representa um distúrbio na união dos núcleos de ossificação e que pode ser diagnosticada ao nascimento. É mais comum em meninas e do lado direito. Este trabalho tem por objetivo proceder a uma revisão bibliográfica sobre o tema, em pesquisa realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE. Foram encontrados 56 artigos publicados até a corrente data. Apesar de pouco frequente, a PCC não deve ser desconhecida ou mesmo esquecida, especialmente como diagnóstico diferencial com a fratura aguda da clavícula por distocia de parto e/ou tocotraumatismo. O diagnóstico é relativamente fácil e o tratamento pode ser apenas expectante ou até mesmo cirúrgico.

Palabras llave : Clavícula; Pseudoartrose; Anormalidades Congênitas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués