SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Estudo comparativo entre anestesia espinhal e anestesia local com infusão de propofol para artroscopia do joelhoReconstrução após ressecção extensa de tumor das cinturas pélvica e escapular: relato de dois casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616

Resumo

SAWAIA, Rogério Naim  e  BELANGERO, William Dias. Sistema MINUS® - técnica minimamente invasiva para o tratamento das fraturas transtrocanterianas do fêmur . Rev. bras. ortop. [online]. 2012, vol.47, n.1, pp. 113-117. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162012000100016.

O Sistema MINUS foi desenvolvido para ser um procedimento minimamente invasivo que usa implante cefalodiafisarioextramedular para o tratamento das fraturas transtrocanterianas do fêmur no idoso. O implante é constituído por um parafuso deslizante acoplado a uma placa adaptados para a técnica minimamente invasiva. O acesso cirúrgico tem aproximadamente três centímetros de extensão localizado na face lateral do quadril, abaixo da projeção do pequeno trocanter. Utiliza-se instrumental perfeitamente adaptado para o procedimento que necessita também do uso do intensificador de imagem, reduzindo assim o tempo cirúrgico e a taxa de sangramento. O objetivo deste estudo é apresentar um novo instrumental e implante, desenvolvido especificamente para o tratamento com técnica minimamente invasiva reduzindo a extensão do acesso cirúrgico convencional de 10 para três centímetros. Este novo implante recebeu o nome comercial de Sistema MINUS.

Palavras-chave : Procedimentos Cirúrgicos Minimamente Invasivo; Fraturas do Quadril; Fraturas do Fêmur; Parafusos Ósseos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês