SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue3Degenerative stenosis of the lumbar spineStatistical analysis on functional and radiographic results after use of locked volar plate for fractures of the distal radius author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

LEMOS, Marcelo Barreto de et al. Pseudoartrose do escafoide em esqueleto imaturo. Rev. bras. ortop. [online]. 2012, vol.47, n.3, pp. 292-296. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162012000300003.

O presente trabalho abrange uma revisão da literatura sobre a pseudoartrose do escafoide em esqueleto imaturo, considerando-se sua epidemiologia, diagnóstico e tratamento, bem como suas controvérsias. O conhecimento do assunto permite que os pacientes sejam imediatamente tratados da forma mais adequada. A pseudoartrose do escafoide em pacientes esqueleticamente imaturos é uma condição rara sendo decorrente de erro ou falta do diagnóstico da fratura. Assim, um exame clínico e radiográfico cuidadoso deve ser realizado para confirmar ou descartar o diagnóstico. Vários métodos de tratamento são relatados e apresentam bons resultados, como tratamento conservador com gesso, enxerto ósseo sem osteossíntese, enxerto ósseo com fios de Kirschner, parafusos percutâneos e enxertos ósseos associados a parafusos de compressão. O tratamento atual, portanto, depende da característica da pseudoartrose e da experiência do cirurgião.

Keywords : Pseudoartrose; Osso Escafoide; Punho; Ferimentos e Lesões.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese