SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número5Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamentoAvaliação das complicações do tratamento cirúrgico das fraturas da extremidade proximal do úmero com "placa bloqueada" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616

Resumo

DAL MOLIN, Danilo Canesin et al. Via de acesso cirúrgico posterossuperior para o tratamento das luxações acromioclaviculares: resultados de 84 casos operados. Rev. bras. ortop. [online]. 2012, vol.47, n.5, pp.563-567. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162012000500004.

OBJETIVO: Avaliar os resultados do tratamento cirúrgico de 84 luxações acromioclaviculares agudas com a utilização da via de acesso posterossuperior do ombro. MÉTODOS: Foram avaliados 84 casos de luxações acromioclaviculares agudas grau III da classificação de Allman-Tossy operados de novembro de 2002 a maio de 2010. A média de idade dos pacientes foi de 34 anos. O diagnóstico foi realizado por avaliação clínica e radiográfica. Os pacientes foram operados pela mesma equipe cirúrgica em até três semanas da data do trauma realizando-se a via de acesso posterossuperior do ombro com acesso ao topo da base do processo coracoide para colocação de duas âncoras utilizadas na redução da luxação. O seguimento mínimo foi de 12 meses. A avaliação clínica-radiográfica pós-operatória foi realizada pelos critérios de Karlsson modificados e do escore da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). RESULTADOS: Dos 84 pacientes operados, 92,8% apresentavam resultados bons ou excelentes e 7,2% de resultados regulares ou fracos pelo escore de avaliação da UCLA. Pelos critérios de Karlsson modificados 76,2% foram avaliados como grau A, 17,9% como grau B e 5,9% como grau C. CONCLUSÃO: A VIA de acesso posterossuperior do ombro é uma nova opção para acesso ao processo coracoide e tratamento das luxações acromioclaviculares, com resultados clínicos e radiográficos equivalentes aos da literatura.

Palavras-chave : Articulação Acromioclavicular [anatomia & histologia]; Articulação Acromioclavicular [lesões]; Articulação Acromioclavicular [cirurgia].

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons