Acessibilidade / Reportar erro

Estudo anatômico e análise morfométrica das inserções femorais do ligamento cruzado posterior

OBJETIVO:

Fornecer bases anatômicas e morfométricas das inserções femorais do ligamento cruzado posterior (LCP) para auxiliar a criação de túneis femorais anatômicos na reconstrução cirúrgica desse ligamento. Desenho do estudo: Estudo laboratorial controlado.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Analisamos os detalhes macroscópicos das inserções femorais das bandas anterolateral (AL) e posteromedial (PM) do LCP em 24 peças anatômicas de joelhos. As peças foram fotografadas por uma câmera digital e as imagens obtidas foram estudadas por meio do programa ImageJ, com o qual medimos a área de inserção das bandas, em milímetros quadrados, e o comprimento de estruturas e as distâncias entre pontos significativos, em milímetros.

RESULTADOS:

A média da área total da inserção femoral do LCP foi de 87,80 ± 31,42 mm2. As médias das áreas de inserção das bandas AL e PM foram, respectivamente, 47,13 ± 19,14 e 40,67 ± 16,19 mm2. Em 95,8% dos joelhos estudados verificamos a presença da crista intercondilar medial e em 83,3% das peças notamos a crista medial bifurcada. O comprimento médio da crista intercondilar medial foi de 20,54 ± 2,26 mm e da crista medial bifurcada, 7,62 ± 2,35 mm.

CONCLUSÕES:

A banda AL tem uma área de inserção femoral maior do que a PM; as áreas de inserção dessas bandas foram menores do que as previamente descritas na literatura. Existiram variações individuais importantes em relação à área das bandas em nossa amostragem, sugerindo que deva haver indicação específica para reconstruções anatômicas do LCP com túnel femoral único ou duplo.

Fêmur; Ligamento cruzado posterior; Procedimentos ortopédicos


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br