Acessibilidade / Reportar erro

É vantajosa a adição de epinefrina na solução de infusão artroscópica no tratamento da lesão do manguito rotador?

OBJETIVO:

Avaliar o uso da epinefrina no soro de infusão artroscópica como medida para melhorar a qualidade da visualização cirúrgica durante procedimentos de tratamento das rupturas do manguito rotador.

MÉTODOS:

Este é um estudo prospectivo, randomizado, comparativo e duplo cego, em que foram avaliados 49 procedimentos de reparo artroscópico da lesão do manguito rotador. Foram incluídos pacientes com risco cirúrgico ASA I e II. Os pacientes foram colocados em dois grupos, contendo o primeiro grupo epinefrina (1mg/L) no soro de infusão e o segundo grupo solução fisiológica pura. Um único cirurgião foi responsável pelos procedimentos sem conhecimento sobre o uso da medicação. O cirurgião atribuiu uma nota crescente (0-10) referente à sua visualização durante o ato operatório. O bloqueio interescalênico ou o bloqueio no nervo supraescapular foram associados à anestesia geral, escolhidos de forma aleatória. O anestesista emitiu um relatório final referente às possíveis intercorrências.

RESULTADOS

: O grupo que recebeu epinefrina obteve nota média de 9,29 e o grupo que não recebeu obteve a nota média de 7,16. A diferença foi estatisticamente significativa (p < 0,05). Não houve alteração clínica importante relacionada ao uso do fármaco.

CONCLUSÃO

: Além de segura, a adição da epinefrina na concentração de 1mg/L ao soro de infusão se mostrou eficaz quanto à melhoria do campo visual durante a artroscopia para reparo das lesões do manguito rotador.

Artroscopia ; Ombro ; Epinefrina


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br