SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número5Enxerto ideal para ligamento cruzado anterior: correlacao em ressonancia magnetica entre LCA, isquiotibiais, tendao patelar e tendao quadricepsRuptura bilateral simultanea do ligamento patelar em paciente renal cronico. Relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616

Resumo

ALBERTONI, Leonardo Jose Bernardes et al. Sutura do menisco pela técnica all-inside com o dispositivo Fast-Fix. Rev. bras. ortop. [online]. 2013, vol.48, n.5, pp.448-454. ISSN 0102-3616.  https://doi.org/10.1016/j.rboe.2012.08.010.

OBJETIVO:

Avaliar os resultados e a eficácia da técnica de reparo meniscal tipo all-inside com o uso do dispositivo FasT-Fix.

MÉTODOS:

Estudo de coorte retrospectivo com avaliação de 22 pacientes com lesão meniscal operados entre janeiro de 2004 e dezembro de 2010, submetidos ao reparo meniscal pela técnica all-inside com o dispositivo FasT-Fix e associados ou não à reconstrução do LCA. Função e qualidade de vida foram os desfechos escolhidos por meio dos questionários de Lysholm e IKDC, pré e pós-operatoriamente, além das taxas de reoperação, relevando-se o tempo de seguimento final. A análise estatística foi feita com o uso do teste t de Student.

RESULTADOS:

O tempo médio de seguimento foi de 59 meses (16-84). O escore de Lysholm apresentou 73% (16 pacientes) de excelentes e bons resultados (84-100 pontos), 27% (seis pacientes) regulares (65-83 pontos) e nenhum caso classificado como ruim (< 64 pontos). Segundo o IKDC: 82% (18 pacientes) de excelentes e bons resultados (75-100 pontos); 18% de casos regulares (50-75 pontos) e nenhum paciente obteve resultados ruins (< 50 pontos). Não ocorreram falhas ou complicações.

CONCLUSÃO:

A técnica de reparo meniscal tipo all-inside com o uso do dispositivo FasT-Fix, nos pacientes avaliados, se mostrou eficaz e segura para o tratamento das lesões de menisco na zona vermelha ou zona vermelho-branca associada ou não à reconstrução simultânea do LCA e apresentou resultados bons e excelentes na maioria dos pacientes.

Palavras-chave : Artroscopia; Meniscos tibiais; Técnicas de sutura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )