SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1Evaluation of surgical treatment of Dupuytren's disease by modified open palm techniqueBlood transfusion in hip arthroplasty: a laboratory hematic curve must be the single predictor of the need for transfusion? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

PEREIRA JUNIOR, Ayrton de Paula et al. Avaliação dos resultados do uso do hialuronato de sódio intra-articular no pós-operatório da artroscopia do joelho. Rev. bras. ortop. [online]. 2014, vol.49, n.1, pp.37-43. ISSN 0102-3616.  https://doi.org/10.1016/j.rbo.2012.12.002.

Objetivo:

Avaliar a eficácia do uso do ácido hialurônico no pós-operatório de artroscopia de joelho

Métodos:

Foram avaliados 49 pacientes submetidos ao procedimento artroscópico associado ao uso do ácido hialurônico intra-articular (Grupo I) e 49 pacientes submetidos ao procedimento artroscópico sem uso do ácido hialurônico (Grupo II). Os pacientes foram avaliados com base na Escala Visual Analógica de dor (EVA), analgesia domiciliar, amplitude do movimento do joelho com goniômetro e no questionário Lysholm.

Resultados:

Não ocorreram efeitos adversos significativos em nenhum dos dois grupos.

Conclusão:

O uso do ácido hialurônico no pós-operatório de artroscopia de joelho é justificado por levar a uma diminuição da dor na fase inicial e possibilitar uma recuperação mais rápida do paciente.

Keywords : Artroscopia; Joelho; Ácido hialurônico; Viscossuplementação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )