SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1Effect of hyaluronic acids as chondroprotective in experimental model of osteoarthrosisLipoma arborescens of the knee: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

SILVA, Paulo et al. Artroplastia total em quadris displásicos luxados com reconstrução acetabular e encurtamento femoral. Rev. bras. ortop. [online]. 2014, vol.49, n.1, pp.69-73. ISSN 0102-3616.  https://doi.org/10.1016/j.rbo.2013.05.005.

Descrever contribuições à técnica da cirurgia de artroplastia total em displasias do desenvolvimento do quadril grave, por meio da reconstrução acetabular com o uso de enxerto autólogo e encurtamento femoral feito com osteotomia subtrocantérica em V invertido. Paciente submetido a artroplastia total do quadril esquerdo em janeiro de 2003. Foi usada a classificação de Eftekhar e o paciente era do tipo D, luxação inveterada. Incorporação do enxerto no teto acetabular e osteotomia femoral. Acrescentamos a fixação do enxerto da cabeça femoral no acetábulo com placa do tipo Allis, que contribui para maior resistência do sistema, e a cerclagem com fio de aço no enxerto ósseo junto à osteotomia subtrocantérica, que diminui o risco de pseudoartrose. Essa técnica demonstrou eficácia e permitiu a resolução imediata do caso com melhoria da dor e da amplitude de movimento do quadril. Permitiu também a reconstrução do déficit ósseo acetabular, a recomposição do comprimento do membro (sem risco aumentado de lesão neurovascular) e a recuperação da biomecânica do quadril com a reparação do centro de rotação normal.

Keywords : Artroplastia de quadril; Doenças do desenvolvimento ósseo; Osteotomia; Transplante autólogo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )