Acessibilidade / Reportar erro

A tomografia computadorizada e sua reconstrução 3D aumentam a reprodutibilidade das classificações das fraturas da extremidade proximal do úmero? Trabalho realizado no Departamento de Ortopedia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo.

OBJETIVO:

determinar se as imagens da reconstrução 3D da tomografia computadorizada (TC) aumentam a concordância inter e intraobservador dos sistemas de classificação de Neer e Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthesefragen (AO).

MÉTODOS:

foram obtidas imagens radiográficas em três posições do ombro e imagens tomográficas com reconstrução 3D, que foram analisadas em dois tempos por quatro observadores independentes.

RESULTADOS:

a avaliação radiográfica demonstrou que o uso da TC melhora a concordância intra e interobservadores para a classificação de Neer. O mesmo não foi observado na classificação AO, na qual a TC demonstrou aumento somente da concordância interobservadores.

CONCLUSÃO:

o uso de TC 3D permite uma melhor avaliação da fratura quanto às partes que a compõem e aos seus desvios, mas mesmo assim apresenta uma concordância intraobservadores menor do que a ideal.

Fraturas do úmero/radiografia; Fraturas do úmero/classificação; Tomografia


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br