SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número6Lesão muscular: perspectivas e tendências atuais no BrasilAnálise da resistência mecânica de fixação de fratura do colo femoral em osso sintético com DHS e parafuso antirrotatório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616

Resumo

OLIVEIRA, Fernando Abdala Silva; BASILE, Ricardo; PEREIRA, Bruno Cézar Brabo  e  DA CUNHA, Rafael Levi Louchard Silva. Avaliação da reprodutibilidade da classificação de Tronzo para fraturas intertrocantéricas do fêmur. Rev. bras. ortop. [online]. 2014, vol.49, n.6, pp.581-585. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rboe.2014.11.001.

Objetivo:

Avaliar a reprodutibilidade, interobservadores, da classificação de Tronzo para fraturas transtrocantéricas com o uso do coeficiente de concordância kappa (κ).

Métodos:

Foram usadas 20 imagens de radiografias do quadril na incidência anteroposterior com fraturas transtrocantéricas do fêmur, classificadas, segundo Tronzo, por 12 observado-res. As imagens foram apresentadas em sequência e foi preenchido um questionário com todas as opções da classificação de Tronzo, além da classificação simplificada, com a divi-são de Tronzo em dois grupos (estáveis e instáveis). Os dados foram analisados por meio do teste de concordância de kappa.

Resultados:

Foram encontrados os seguintes índices de kappa: para imagens com fraturas estáveis (Tronzo 1 e 2), 0,11; para imagens com fraturas instáveis (Tronzo 3, 3 variante, 4 e 5), 0,52; e para a classificação completa, 0,44 (concordância moderada). Por sua vez, a classificação simplificada não aumentou os índices de concordância.

Conclusão:

A classificação de Tronzo não é adequada para a prática clínica. Sugerimos o uso ou a criação de outro sistema para esse tipo de fratura.

Palavras-chave : Fraturas do fêmur/classificação; Fraturas do fêmur/radiografias; Reprodutibilidade dos testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )