Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos níveis séricos do biomarcador CTX-II em atletas profissionais de futebol de salão durante uma temporada Trabalho desenvolvido no Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Santa Casa de São Paulo, SP, Brasil

OBJETIVO:

Analisar os níveis séricos sanguíneos de CTX-II em atletas profissionais de futebol de salão, em três momentos distintos durante uma temporada: no início da pré-temporada, quatro meses após (período que marca o meio da temporada) e no fim da temporada.

MÉTODOS:

Foram incluídos 14 atletas do gênero masculino e média de idade de 19 anos. Foram coletados 3 mL de sangue de cada indivíduo. As amostras foram analisadas pelo teste do tipo Elisa.

RESULTADOS:

Houve aumento significativo dos níveis séricos de CTX-II nos atletas de futebol de salão, comparando-se o início e o fim de uma temporada (p < 0,01).

CONCLUSÃO:

Esses dados sugerem a ocorrência de degradação articular nos atletas, ao término desse período. Fica evidente a necessidade de futuros estudos, com rigor metodológico, que possam contribuir efetivamente para a elucidação precisa da etiologia da OA e sua relação com os biomarcadores como instrumento de diagnóstico precoce.

Osteoartrite; Cartilagem articular; Biomarcadores farmacológicos


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br