Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da reprodutibilidade da classificação AO/Asif para fraturas diafisárias do úmero Conflitos de interesse Os autores declaram não haver conflitos de interesse.

RESUMO

OBJETIVO:

Avaliar a reprodutibilidade da classificação AO/Asif para as fraturas diafisárias do úmero. MÉTODOS: Foram analisadas radiografias consecutivas em duas incidências (anteroposterior e perfil do braço) de 60 pacientes com fratura do úmero diafisário. Seis observadores familiarizados com a classificação AO/Asif, três especialistas em cirurgia do ombro e cotovelo e três ortopedistas gerais foram selecionados para análise, a qual se deu em três tempos distintos. Os dados foram submetidos à análise estatística com o coeficiente kappa(κ). RESULTADOS: A concordância intra e interobservadores foi estatisticamente significante em todas as análises. CONCLUSÕES: Todos os avaliadores concordam com as três avaliações consideradas estatisticamente significantes. Porém, os maiores valores são encontrados entre os especialistas.

Palavras-chave:
Fraturas do úmero/classificação; Fraturas do úmero/radiografia; Fraturas do úmero/cirurgia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br