Acessibilidade / Reportar erro

Tendão da cabeça longa do bíceps originado do manguito rotador - Uma variação anatômica incomum: relato de caso Trabalho desenvolvido na Disciplina de Medicina Esportiva, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil.

RESUMO

As variações anatômicas na origem do tendão do bíceps foram descritas por vários autores, mas a ocorrência de sua origem no supraespinhal é rara. Não está claro se essa variação pode contribuir para condições patológicas do ombro. Nosso objetivo é descrever um caso de uma variação anatômica da origem da cabeça longa do tendão do bíceps.

Informações clínicas, imagens pré-operatórias e imagens artroscópicas foram revisadas a partir de um paciente que teve uma origem aberrante da cabeça longa do bíceps observada durante a artroscopia do ombro.

Neste estudo de caso, a origem do bíceps foi encontrada no manguito rotador, sem origem do tubérculo supraglenoidal ou labrum superior. Essa variante não parece contribuir para a patologia ombro e o tratamento padrão de patologia concomitante foi suficiente.

Palavras-chave:
Tendões; Ombro; Bainha rotadora

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br