SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número2Anômala contribuição bilateral do extensor longo do polegar e fusão dos músculos do primeiro compartimento dorsal do punho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616versão On-line ISSN 1982-4378

Resumo

MIYAZAKI, Alberto Naoki et al. Lesão da artéria braquial decorrente de luxação posterior fechada do cotovelo: relato de caso. Rev. bras. ortop. [online]. 2016, vol.51, n.2, pp.239-243. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rboe.2016.02.007.

A associação da luxação posterior fechada do cotovelo com a lesão traumática da artéria braquial é rara. A ausência do pulso radial à palpação é um importante sinal de alerta e a arteriografia é o exame diagnóstico padrão-ouro. O diagnóstico precoce é essencial para a providência do tratamento adequado, que envolve a redução e a imobilização articular, além do restabelecimento cirúrgico urgente do fluxo arterial. É relatado um caso inédito na literatura brasileira da associação dessas lesões (e do tratamento feito), ocorrida em um paciente de 27 anos, do sexo masculino, após ter sido vítima de agressão física.

Palavras-chave : Traumatologia; Artéria braquial; Luxações; Cotovelo; Procedimentos cirúrgicos vasculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )