SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue6Monostotic fibrous dysplasia of the metacarpal: a case reportGiant cell tumor of the femoral neck: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616On-line version ISSN 1982-4378

Abstract

OLIVEIRA, Ubiratan Stefani de et al. Fratura de estresse bilateral do colo do fêmur em não atleta - relato de caso. Rev. bras. ortop. [online]. 2016, vol.51, n.6, pp.735-738. ISSN 0102-3616.  https://doi.org/10.1016/j.rboe.2016.10.013.

A fratura de estresse bilateral do colo do fêmur em pacientes adultos sadios é uma entidade extremamente rara, cujo diagnóstico e tratamento representam um grande desafio. Pacientes com história de dor no quadril, mesmo se não forem atletas ou militares, devem ser analisados para se obter um diagnóstico precoce e prevenir possíveis complicações provenientes do tratamento cirúrgico. Este relato descreve um paciente de 43 anos, não atleta, do gênero masculino, sem doenças prévias, que desenvolveu fratura de estresse do colo do fêmur bilateral sem desvio, diagnosticado e tratado tardiamente com osteossíntese bilateral com parafusos canulados. Apesar de o diagnóstico ter sido tardio nesse caso, enfatiza-se a importância de se obter diagnóstico de fratura de estresse, independentemente do nível de atividade dos pacientes, para o sucesso do tratamento.

Keywords : Fraturas ósseas; Fraturas de estresse; Fraturas do colo femoral; Dor no quadril.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )