Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação do PRWE na fratura da extremidade distal do rádio: comparação e correlação com desfechos consagrados Trabalho desenvolvido na Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Disciplina de Cirurgia da Mão e Membro Superior, São Paulo, SP, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Este estudo teve como objetivo avaliar a correlação entre o escore PRWE com outras medidas já amplamente usadas.

MÉTODOS:

Estudo transversal prospectivo, de centro único; 68 pacientes consecutivos foram submetidos a tratamento cirúrgico para fratura da extremidade distal do rádio (fixação interna com placa volar bloqueada ou fixação externa transarticular). Foram avaliados, de forma independente, por meio da Patient-Rated Wrist Evaluation (PRWE), do Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand (DASH), da escala visual analógica (EVA), da amplitude de movimento, da força e dos critérios radiográficos, no seguimento de um ano. Usaram-se o teste de Mann-Whitney para comparação de variáveis contínuas e a correlação de Spearman para os desfechos de interesse.

RESULTADOS:

PRWE correlacionou-se significativamente com DASH (p < 0,001) e EVA (p < 0,001). Não houve correlação significativa com as demais medidas de desfecho.

CONCLUSÃO:

PRWE apresenta correlação significativa moderada apenas com DASH e EVA. As medidas de amplitude de movimento, força e os critérios radiográficos não se correlacionam com PRWE.

Palavras-chave:
Fraturas do rádio; Avaliação de resultados; Punho

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br