Acessibilidade / Reportar erro

Perfuração tardia da artéria ilíaca externa após cirurgia de revisão acetabular: uma solução simples para uma complicação rara 1 ☆ Trabalho desenvolvido no Centro Hospitalar São João, Porto, Portugal.

RESUMO

As lesões vasculares, embora muito raras, são uma das complicações mais devastadoras no contexto de uma prótese do quadril, pelo que o seu diagnóstico correto é fundamental para evitar danos irreversíveis ao paciente.

Apresentamos o caso de uma mulher branca de 70 anos com um membro inferior isquêmico causado por uma perfuração tardia da artéria ilíaca externa devido a um parafuso acetabular.

O problema foi resolvido simplesmente com o corte parte do parafuso, o que evitou outras opções cirúrgicas que poderiam ser muito mais agressivas para o paciente.

A avaliação clínica cuidadosa permitiu um diagnóstico correto e um tratamento criativo a tempo de prevenir outras consequências para o paciente.

Palavras-chave:
Artroplastia de quadril; Parafusos ósseos; Lesões do sistema vascular; Procedimentos endovasculares

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br