SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue4Perilunate carpal dislocation. Clinical evaluation of patients operated with reduction and percutaneous fixation without capsular-ligament repairMedial patellofemoral ligament and medial patellotibial ligament reconstruction in children: preliminary results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616On-line version ISSN 1982-4378

Abstract

LABRONICI, Pedro José et al. Fraturas da diáfise da clavícula ainda são tratadas tradicionalmente, de forma não cirúrgica?. Rev. bras. ortop. [online]. 2017, vol.52, n.4, pp.410-416. ISSN 0102-3616.  https://doi.org/10.1016/j.rboe.2017.06.012.

OBJETIVO:

Avaliar a decisão de cirurgiões ortopédicos sobre em que casos indicariam a cirurgia ou tratariam não cirurgicamente.

MÉTODOS:

Foram analisadas 20 imagens de radiografias com fratura do terço médio da clavícula (AO/OTA 15-B) em incidência anteroposterior, que foram divididas em quatro grupos: 1 - fratura do tipo AO/OTA 15-B1 sem desvio; 2 - fratura do tipo AO/OTA 15-B1 com desvio; 3 - fratura do tipo AO/OTA 15-B2; 4 - fratura do tipo AO/OTA 15-B3. Ao avaliador, foi solicitado que indicasse o tipo de tratamento: cirúrgico ou não cirúrgico.

RESULTADOS:

Não houve correlação forte entre a quantidade de indicações cirúrgicas e o tempo de atuação do médico avaliador ou sua idade. Verificou-se que a média de indicação de cirurgias no total da amostra foi de 52%. Quando estudadas as indicações por diferentes regiões do Brasil, não houve diferença significativa. Não foi verificado qualquer padrão para as regiões brasileiras na análise por caso. Mesmo dentro de um grupo (casos de mesma complexidade), não foi verificado um padrão específico de indicação cirúrgica.

CONCLUSÃO:

Não foi verificada associação entre a indicação cirúrgica e o tempo de atuação do profissional. As regiões Sul e Sudeste são as que mais recomendam a cirurgia dos grupos 2, 3 e 4. Verificou-se que em nenhuma região foi mantido o mesmo nível de indicação de cirurgias para casos do mesmo grau de complexidade.

Keywords : Fraturas ósseas/cirurgia; Fraturas ósseas/radiografia; Clavícula/cirurgia; Clavícula/radiografia; Placas ósseas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )