Acessibilidade / Reportar erro

Análise epidemiológica dos pacientes com doença de Dupuytren Trabalho desenvolvido no Hospital Naval Marcílio Dias, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os fatores de risco e analisar as características dos pacientes e das lesões encontradas em portadores da doença de Dupuytren.

Métodos:

Análise retrospectiva dos pacientes diagnosticados com a doença de Dupuytren no ambulatório de cirurgia da mão em 2013. Foram avaliados parâmetros associados ao perfil dos pacientes e fatores de risco, a forma e gravidade do acometimento e as características das lesões.

Resultados:

Foram avaliados 58 pacientes, 79 mãos, com acometimento bilateral em 46% dos casos. O envolvimento dos dedos do lado ulnar da mão representou 78%, 44% dos casos no dedo anular. Em 55% dos casos os pacientes apresentavam cordas, enquanto 45% mostravam apenas nódulos. Quanto aos fatores relacionados, encontramos predomínio em homens (55%), brancos (93%) e idosos. Das doenças coexistentes, estavam presentes a diabetes mellitus (49%), especialmente nos insulinodependentes (62%), hipertensos (55,2%) e dislipidêmicos (19%). Com relação aos hábitos de vida, 22% eram fumantes e 9% etilistas.

Conclusão:

Foi observada uma maior incidência da doença de Dupuytren entre homens, brancos, nos dedos do lado ulnar da mão, principalmente no dedo anular. As doenças mais comumente associadas foram o diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica.

Palavras-chave:
Doença de Dupuytren/epidemiologia; Doença de Dupuytren/diagnóstico; Fatores de risco

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br