SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Epidemiologia da síndrome da cauda equina. O que mudou até 2015Redução aberta e fixação interna em fraturas da pelve instáveis durante a gestação: relato de casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616versão On-line ISSN 1982-4378

Resumo

MIYAZAKI, Alberto Naoki et al. Reconstrução da superfície articular da cabeça umeral com enxerto homólogo no tratamento da osteonecrose. Rev. bras. ortop. [online]. 2018, vol.53, n.1, pp.113-117. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rboe.2017.11.011.

Os autores descrevem a técnica cirúrgica de reconstrução biológica da cabeça umeral com enxerto ósseo homólogo congelado usada no tratamento da osteonecrose segmentar da cabeça umeral em pacientes jovens e destacam a abordagem como uma possibilidade opcional e talvez definitiva à hemiartroplastia ou artroplastia total do ombro. Resumidamente, a técnica consiste em reconstruir a falha encontrada na região necrótica da cabeça umeral com o uso de enxerto ósseo congelado com cartilagem para refazer a superfície articular comprometida. No total, cinco pacientes com menos de 50 anos foram tratados com essa técnica, conseguiram-se resultados muito satisfatórios em três deles, uma perda de seguimento e um resultado negativo, convertido para hemiartroplastia. O estudo descreve a técnica usada com detalhes, bem como os três casos com maior tempo de seguimento.

Palavras-chave : Osteonecrose/cirurgia; Transplante ósseo; Sobrevivência de enxerto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )