SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número3Fixação lateral em quatro corticais através da fossa olecraniana em fraturas supracondilianas deslocadas do úmero – Uma análise prospectiva em 48 criançasAvaliação da mensuração da lesão de Hill-Sachs em modelos tridimensionais na luxação anterior de ombro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616versão On-line ISSN 1982-4378

Resumo

OLIVEIRA, Carla Teresa Barbosa de; GRACA, Elpídio da  e  FANELLI, Vânia Aparecida. Fraturas-luxações posteriores do úmero proximal em quatro partes: avaliação clínico-funcional do tratamento por osteossíntese. Rev. bras. ortop. [online]. 2018, vol.53, n.3, pp.350-356. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rboe.2018.03.010.

Objetivo

Avaliar os pacientes com diagnóstico de fratura-luxação posterior da extremidade proximal do úmero em quatro partes que foram tratados cirurgicamente com osteossínteses, do ponto de vista clínico e funcional.

Métodos

Estudo observacional prospectivo de oito pacientes de um mesmo serviço de ortopedia e traumatologia do interior do Estado de São Paulo, por meio de entrevistas individuais, com os scores internacionais de UCLA, DASH e Constant. Mediram-se os movimentos ativos incluídos nos scores e a amplitude de movimentos do membro acometido e do não acometido. Solicitaram-se radiografias do ombro acometido para verificar as condições ósseas e de fixação dos materiais de síntese.

Resultados

A avaliação de oito pacientes por meio dos scores usados indicou que sete apresentaram uma boa evolução clinico-funcional do membro acometido, ou seja, 87,5% dos avaliados.

Conclusão

O tratamento cirúrgico com osteossínteses feito no período agudo (< quatro semanas) apresenta bons resultados na maioria dos casos.

Palavras-chave : Fraturas do úmero; Luxação do ombro; Fixação interna de fraturas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )