SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue4Biomechanical Test after Hip Cannulated Screw Removal (in vitro Analysis)Comparative Evaluation of Cross-table and Ducroquet Incidences for Measurement of the Hip Alpha Angle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616On-line version ISSN 1982-4378

Abstract

MAROSTICA, Adriano David et al. A versão femoral está associada a alterações na força dos músculos do quadril em mulheres com impacto femoroacetabular sintomático?. Rev. bras. ortop. [online]. 2019, vol.54, n.4, pp.422-427.  Epub Oct 07, 2019. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-1694019.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação da anteversão femoral e da força dos músculos do quadril em indivíduos com síndrome do impacto femoroacetabular.

Método

Os ângulos de versão femoral descritos nas imagens de ressonância magnética articular e os testes isocinéticos foram avaliados retrospectivamente entre julho de 2016 e dezembro de 2017. Os critérios de inclusão foram: a) versão femoral avaliada pelo mesmo radiologista; b) ângulo α ≥ 55°; e c) ausência de dor limitante durante o teste isocinético. Os picos de torque em flexão/extensão, abdução/adução e rotação interna/externa foram avaliados a 30°/s em 5 repetições. A correlação entre a versão femoral e a força muscular foi avaliada por meio de regressão linear simples, com nível de significância estatística de 5%.

Resultados

Um total de 37 mulheres atenderam aos critérios de inclusão. Foram avaliados 51 quadris sintomáticos. Não houve correlação da anteversão femoral nos picos de torque em flexão, extensão, abdução, adução, rotação externa e rotação interna.

Conclusão

A anteversão femoral não foi correlacionada à força dos músculos do quadril em mulheres com impacto femoroacetabular sintomático.

Keywords : impacto femoroacetabular; força muscular; articulação coxofemoral.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )