SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue4Evaluation of Clinical and Radiographic Results of Cemented Total Hip Arthroplasty in 477 PatientsRecovery of the Hip Rotation Center with Tantalum in Revision Arthroplasty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616On-line version ISSN 1982-4378

Abstract

YAZAR, Ethem Aytac; KARAKUS, Ozgun  and  SAYGI, Baransel. Efeito das posições dos enxertos na estabilidade da artroplastia total de quadril com diferentes tipos de encurtamento subtrocantérico. Rev. bras. ortop. [online]. 2019, vol.54, n.4, pp.465-470.  Epub Oct 07, 2019. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-1694022.

Objetivo

O objetivo do presente estudo é investigar a estabilidade biomecânica de diferentes tipos de osteotomias subtrocantéricas e posições de enxertos em coxartroses displásicas que necessitam de artroplastia total de quadril com osteotomia de encurtamento, e determinar o tipo de osteotomia e a posição do enxerto que são mais eficazes.

Método

Modelos de fêmur (sawbones) foram usados para comparar os tipos de osteotomia de encurtamento femoral (transversal, oblíqua e emdegrau de escada [step-cut]). Os enxertos em haste, preparados do lado da osteotomia subtrocantérica, foram fixados em diferentes posições (ântero-lateral, medial-lateral e ântero-posterior). A fixação dos enxertos foi feita com2 cabos de aço (de 2,0mmde largura) de mesmaresistência.Os valores de falha dos fêmures compostos para cargas axiais e rotacionais foram registrados.

Resultados

Do ponto de vista biomecânico, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os tipos de osteotomia de encurtamento subtrocantérico femoral e as posições dos enxertos em haste aplicados.

Conclusão

Não houve superioridade entre os tipos de osteotomia de encurtamento subtrocantérico femoral quanto à estabilidade. Além disso, em relação à resistência ao estresse, os resultados obtidos com diferentes posições das hastes foram similares. Assim, acreditamos que o método mais indicado é aquele em que o cirurgião é experiente e cuja aplicação é mais fácil.

Keywords : osteotomia; transplante ósseo; coxartrose; artroplastia de quadril; luxação do quadril.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )