SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Validity of a battery of reasoning tests (BPR-5) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

GIAVONI, Adriana  and  TAMAYO, Álvaro. Inventário dos esquemas de gênero do autoconceito (IEGA). Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2000, vol.16, n.2, pp.175-184. ISSN 0102-3772.  https://doi.org/10.1590/S0102-37722000000200010.

Este trabalho apresenta a construção e validação do Inventário dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IEGA). Este instrumento avalia dois componentes do autoconceito - os esquemas masculino e feminino. Na etapa de construção foram levantadas e analisadas estatisticamente, características designadas à masculinidade e à feminilidade. Na etapa de validação, estas características passaram a compor as escalas masculina e feminina do IEGA. Em ambas as etapas, as amostras utilizadas foram compostas por estudantes universitários. Para a validade de construto foram realizadas análises fatoriais para ambas as escalas e análises da consistência interna dos fatores. Através do método Principal Axis Factoring (PAF) e rotações oblíquas, as escalas masculina e feminina apresentaram estruturas multidimensionais. Devidamente validado, o IEGA pode ser utilizado para avaliar os esquemas masculino e feminino do autoconceito.

Keywords : autoconceito; esquema masculino; esquema feminino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License