SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Compreendendo as famílias na Índia: uma imagem das mudanças na sociedadeProtocolos de investigação de variáveis psicológicas na epilepsia infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

FERRARI, Elenice A. de Moraes; TOYODA, Margarete Satie S.; FALEIROS, Luciane  e  CERUTTI, Suzete Maria. Plasticidade neural: relações com o comportamento e abordagens experimentais. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2001, vol.17, n.2, pp. 187-194. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000200011.

As interações entre os estímulos ambientais e as respostas de um organismo determinam as propriedades comportamentais que lhe garantem adaptação a diferentes situações e individualidade comportamental. A interação organismo-ambiente também diferencia e molda os circuitos neurais, que caracterizam a plasticidade e a individualidade neural do organismo. Os estudos sobre plasticidade neural incluem aqueles que manipulam o ambiente e analisam mudanças em circuitos neurais e outros que enfatizam recuperação comportamental após lesão do sistema nervoso. Diferentes questões relativas à fisiologia e ao comportamento, como também à morfologia, à bioquímica e à genética, são abordadas. Este trabalho procura caracterizar diferentes abordagens no estudo da plasticidade neural, indicando as suas relações com a análise do comportamento e da aprendizagem. A investigação dos efeitos que a interação organismo-ambiente produz sobre os sistemas neurais subjacentes ao comportamento é enfatizada como interessante.

Palavras-chave : comportamento; plasticidade neural; sistema nervoso; aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português