SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Eficácia Comunicacional na Docência Universitária: A Perspectiva de Estudantes e Professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

MELCHIORI, Lígia Ebner  e  ALVES, Zélia Maria Mendes Biasoli. Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2001, vol.17, n.3, pp. 285-292. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000300011.

O objetivo desta investigação foi verificar o julgamento de educadoras de creche sobre os fatores que causam e/ou influenciam o temperamento e o desempenho de bebês. Vinte e uma educadoras foram entrevistadas a respeito de cada um dos 90 bebês de 4 a 24 meses sob seus cuidados, seguindo um roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que (a) as crenças das educadoras são predominantemente ambientalistas, isto é, que as educadoras atribuem influência significativa do ambiente no temperamento e desempenho dos bebês, e (b) que elas subestimam o seu papel de promotoras do desenvolvimento das crianças. A necessidade de se conhecer as crenças das educadoras para a eleboração de programas de treinamento eficazes é enfatizada.

Palavras-chave : crenças; educadoras; creche; desenvolvimento infantil; temperamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português