SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A psicologia da gestalt e a ciência empírica contemporâneaDa psicologia social à psicologia societal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

REGO, Arménio  e  CARVALHO, Teresa. Motivos de sucesso, afiliação e poder: evidência confirmatória do constructo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2002, vol.18, n.1, pp. 17-26. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100003.

O artigo expõe evidência confirmatória de validação do instrumento de medida dos motivos de sucesso, afiliação e poder proposto por Rego (2000). A amostra inclui 342 estudantes do ensino superior. Os dados sugerem o seguinte: a) o modelo tri-dimensional ajusta-se satisfatoriamente aos dados; b) os alphas são superiores a 0.70; c) tal como sugerido pela teoria, o motivo afiliativo relaciona-se negativamente com o desempenho dos estudantes; d) o motivo de sucesso explica o desempenho especialmente em condições de dificuldade intermédia; e) não se confirma a hipótese de o motivo de poder explicar o desempenho de estudantes com percepções de dificuldade elevada; f) os poderes explicativos dos motivos para o desempenho são baixos; g) o perfil motivacional traçado para a amostra converge com o descrito por pesquisas anteriores incidentes sobre populações portuguesas. Genericamente, a evidência empírica acalenta algum otimismo acerca das propriedades psicométricas do instrumento, mas estudos adicionais de validação são necessários.

Palavras-chave : motivos; sucesso; afiliação; poder; dificuldade percebida; desempenho dos estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português