SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Social psychology and rural life in BrazilReading comprehension: take note and mental image activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

FAVERO, Maria Helena  and  SOARES, Maria Tereza C.. Iniciação escolar e a notação numérica: uma questão para o estudo do desenvolvimento adulto. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2002, vol.18, n.1, pp. 43-50. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100006.

O analfabetismo particulariza uma questão para o estudo do desenvolvimento cognitivo adulto: a interação da aquisição do sistema numérico com os já existentes, as funções evidenciadas e a razão da persistência de erros na notação. Desenvolvemos um estudo junto a dois alunos de alfabetização, 20 e 32 anos. O primeiro reparava bicicletas e o segundo era cobrador de ônibus. Desenvolveu-se dez sessões centradas na mediação da lógica da representação numérica à partir da problematização de situações das experiências pessoais, visando a reestruturação do pensamento e reorientação da atenção nos procedimentos adotados. Os resultados apontam dificuldades na utilização da notação numérica e das regras de cálculo: no estabelecer relações entre a notação das operações e uma situação particular, no reconhecer a seqüência e a composição numérica, no reconhecer que a adição e a subtração são operações que pertencem ao mesmo campo conceitual. Evidencia-se o progresso obtido e discute-se a prática da escolarização de adultos.

Keywords : Desenvolvimento cognitivo adulto; iniciação escolar; notação numérica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese