SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Educational initiation and numerical notation: an issue to be investigated by the study of adult developmentParent involvement in a childcare centre: possibilities and difficulties for partnership author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde  and  DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. Compreensão de leitura: estratégias de tomar notas e da imagem mental. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2002, vol.18, n.1, pp. 51-62. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100007.

Objetivou-se verificar e comparar o efeito do treinamento das estratégias de Tomar Notas e da Imagem Mental sobre a compreensão de leitura entre crianças de oito a 14 anos com dificuldades nesta área, de escolas públicas e particulares. Primeiramente, foram classificadas nos Grupos de Pouca e Muita Dificuldade de Compreensão (GD1 e GD2) e distribuídas em três grupos: dois grupos experimentais (GE1 e GE2) e um grupo controle (GC). Depois, o GE1 utilizou a atividade de Tomar Notas e o GE2, a estratégia da Imagem Mental. O GC não recebeu treinamento, mas realizou a mesma tarefa que os grupos experimentais. Os resultados demonstram um desempenho significativamente melhor do GE1 frente ao GE2 e ao GC. Verificou-se que o GD1 progrediu mais sobre as questões inferenciais do que o GD2. As crianças das escolas públicas foram as mais beneficiadas. Ambas estratégias possibilitaram a emergência de respostas às questões literais e inferenciais.

Keywords : Estratégia de tomar notas; estratégia da imagem mental; compreensão de leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese