SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Training without differential consequences: conceptual and methodological importance, and some educational implicationsOn losing and restoring the soul: contemporary trends in American and European social psychology of religion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

SANABIO, Elisa Tavares  and  ABREU-RODRIGUES, Josele. Efeitos de contingências de punição sobre os desempenhos verbal e não verbal. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2002, vol.18, n.2, pp. 161-172. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000200006.

O presente estudo investigou a influência de contingências de punição sobre os desempenhos verbal (resposta de relato) e não verbal (resposta de escolha). Estudantes universitários foram expostos a uma tarefa de escolha de acordo com o modelo. Após a resposta de escolha, a pergunta "Você acertou?" era apresentada e o participante deveria emitir a resposta de relato, indicando uma dentre duas alternativas, "SIM" e "NÃO". No Experimento 1, o feedback "Incorreto. Você perdeu 1 ponto" foi programado para a resposta de relato e, no Experimento 2, o feedback foi contingente à resposta de escolha. No Experimento 1, o feedback exerceu funções punitivas sobre a resposta de relato e, na maioria das condições, não afetou a resposta de escolha. No Experimento 2, o feedback não exerceu controle sobre a resposta de escolha, embora tenha influenciado as respostas de relato. Esses resultados sugerem que os desempenhos verbal e não verbal são funcionalmente independentes. O presente estudo evidencia o caráter operante do relato e, ao identificar possíveis variáveis de controle desse comportamento, contribui para uma maior fidedignidade dos dados obtidos por meio de auto-relatos.

Keywords : punição; auto-relato; controle verbal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese