SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Identity and economy (I): mirroing, belonging, individualityTwo styles of mental functioning and literary language: a phenomenological psychological reading of A. Machado and C. Cavafy. A tribute to Zena Helman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

ALVES, Paola Biasoli et al. Atividades cotidianas de crianças em situação de rua. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2002, vol.18, n.3, pp. 305-313. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000300010.

Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva da observação de atividades cotidianas de vinte crianças em situação de rua da área central de Porto Alegre, Brasil. Os dados foram coletados através de uma metodologia observacional elaborada especificamente para utilização em pesquisas no contexto da rua, associada a uma entrevista estruturada para obtenção de dados bio-sócio-demográficos. Os resultados revelam que as crianças utilizam o espaço da rua para diversas atividades, incluindo tarefas que garantem a subsistência pessoal e, às vezes, da família. Foram também observadas brincadeiras solitárias ou em grupo, demonstrando que embora estejam em atividade de trabalho, continuam sendo crianças em desenvolvimento. A discussão dos dados, baseada na Teoria dos Sistemas Ecológicos, salienta a importância de estudos que descrevam os aspectos saudáveis que meninos e meninas em situação de rua podem apresentar neste ambiente. Alternativas de intervenção nesta situação devem enfatizar a participação comunitária e da sociedade civil na efetivação de propostas de apoio sócio-afetivo para estas crianças e suas famílias.

Keywords : crianças de rua; trabalho infantil; brinquedo; família; espaço da rua.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese