SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Recent theoretical contributions to the study of creativityTeachers' motivational styles: psychometric characteristics of assessment instrument author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

ENGELMANN, Arno. O ceticismo probabilístico e a psicologia. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 9-15. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722003000100003.

O artigo apresenta uma pesquisa psicológica na qual sujeitos humanos se manifestam por meio de relatos verbais a questões chamadas de filosóficas. No caso presente, as perguntas referem-se a alguns fundamentos da doutrina cética probabilista. Os sujeitos foram 46 pessoas que assistiram à minha conferência, durante a 31ª Reunião da Sociedade de Psicologia, no Rio de Janeiro em 2001. O método consistia em duas perguntas escritas do tipo verdadeiro-falso. Os resultados confirmaram minhas hipóteses que não existe semelhança entre a consciência imediata do sujeito e as consciências de outras pessoas e que, além disso, cada consciência imediata é diferente da própria consciência de um minuto atrás. Mais tarde, interessados no assunto poderão realizar pesquisas mais bem elaboradas. Em segundo lugar, o artigo apresenta as hipóteses básicas que fundamentam o ceticismo probabilístico, bem mais discutidas do que em outros escritos a respeito. Chamo de hipóteses básicas as hipóteses iniciais nas quais se baseiam as inúmeras hipóteses científicas empíricas posteriores.

Keywords : Psicologia; Filosofia; ceticismo; ciência empírica; hipótese.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese