SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Probabilistic skepticism and psychologyLearner's motivation in medical studies: use of the academic motivation scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

GUIMARAES, Sueli Édi Rufini; BZUNECK, José Aloyseo  and  BORUCHOVITCH, Evely. Estilos motivacionais de professores: propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 17-24. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722003000100004.

O objetivo deste estudo foi submeter à análise fatorial exploratória um instrumento de avaliação de estilos motivacionais de professores, elaborado por Deci e colaboradores, denominado Problems in School. O teste original, na forma de escala Likert, considerava a existência de um continuum com quatro diferentes estilos que contribuem para a promoção da autonomia dos estudantes. Traduzido para o português, o teste foi aplicado a 582 professores do ensino fundamental e médio de diversas regiões do Brasil. Embora os resultados da análise fatorial tenham revelado uma solução de quatro fatores ortogonalmente distintos, a suposição inicial dos autores (existência do continuum) não foi confirmada. De fato, apenas dois estilos opostos (altamente promotores de autonomia e de controle) corresponderam à proposta original de Deci et al. Surgiram problemas em relação à validade dos demais estilos. Os resultados foram discutidos e uma versão revisada da escala foi desenvolvida. São também sugeridas direções para futuras pesquisas.

Keywords : promoção da autonomia; avaliação de estilos motivacionais; motivação intrínseca; ensino e motivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese