SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The deaf student in a non-specialized school: theacher's perception and behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

REZENDE, Isa Gonçalves; KROM, Marilene  and  YAMADA, Midori Otake. A repetição intergeracional e o significado atual da deficiência auditiva. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 177-184. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722003000200011.

Por meio de um enfoque integrado da visão sistêmica, terapia familiar, abordagem intergeracional e leitura instrumental mítica, o presente estudo buscou compreender a família de um sujeito com deficiência auditiva, reconhecer mitos familiares, bem como estabelecer relações entre estes mitos e o significado atual por ele atribuído a sua deficiência. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, as quais foram analisadas qualitativamente. Foram identificados os mitos da união, da deficiência auditiva e da luta pela sobrevivência. A repetição da deficiência auditiva em vários membros da família gerou rigidez das pautas de ajuda e cuidado determinadas pelo mito da união e das fronteiras com o mundo externo. Ao identificar os conteúdos que atravessam intergeracionalmente a família, pôde-se garantir a possibilidade de encontrar novos caminhos para lidar com a deficiência, ampliar a visão do contexto e confirmar a necessidade da participação familiar na reabilitação global do sujeito.

Keywords : terapia familiar; processos intergeracionais; mitos familiares; deficiência auditiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese