SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The evaluation of children's syntactic awareness: a methodological analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

NEVES, Edna Rosa Correia  and  BORUCHOVITCH, Evely. A motivação de alunos no contexto da progressão continuada. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2004, vol.20, n.1, pp. 77-85. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000100010.

Este trabalho teve como objetivo investigar as orientações motivacionais intrínsecas e extrínsecas de alunos no contexto da progressão continuada. A amostra foi composta de 160 estudantes de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados mediante a apresentação de duas pranchas com histórias envolvendo a motivação intrínseca, extrínseca e a progressão continuada. Os participantes foram entrevistados individualmente. As respostas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que uma porcentagem expressiva de estudantes não conhecem o sistema de progressão continuada. Quanto à motivação para estudar, mesmo sabendo que não irão repetir de ano, os alunos apresentaram uma orientação motivacional predominantemente intrínseca com o avançar da idade e da escolaridade. Conclui-se pela importância do aprofundamento dos conhecimentos acerca do impacto da progressão continuada na motivação para aprender dos alunos.

Keywords : motivação estudantil; progressão continuada; ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese