SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Contextual and morphosyntactic rules in children's acquisition of portuguese orthographyThe representation, the affect and the defense in Project for a Psychology (1895) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

FLEITH, Denise de Souza  and  ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2005, vol.21, n.1, pp.085-091. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012.

O propósito deste estudo foi construir e validar uma escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Este instrumento visa auxiliar na identificação de fatores que contribuem para a expressão da criatividade em sala de aula, bem como aqueles que inibem a criatividade em turmas de 3a e 4a séries do ensino fundamental. A escala intitulada "Minha Sala de Aula" foi aplicada em 644 alunos de escolas públicas e particulares. Para exame da validade de construto do instrumento, utilizou-se uma análise fatorial exploratória. A análise gerou cinco fatores: Suporte da Professora à Expressão de Idéias do Aluno, Autopercepção do Aluno com Relação à Criatividade, Interesse do Aluno pela Aprendizagem, Autonomia do Aluno e Estímulo da Professora à Produção de Idéias do Aluno. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,55 a 0,73.

Keywords : criatividade; clima em sala de aula; ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License