SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Escape learning after uncontrollable appetitive stimuli author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

ZAMIGNANI, Denis Roberto  and  ANDERY, Maria Amalia Pie Abib. Interação entre terapeutas comportamentais e clientes diagnosticados com transtorno obsessivo-compulsivo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2005, vol.21, n.1, pp.109-119. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100015.

A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar a atuação verbal de dois terapeutas comportamentais no atendimento de clientes com o diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Foram gravadas e transcritas de quatro a cinco sessões de atendimento com cada terapeuta atendendo um cliente. As verbalizações foram classificadas segundo a presença ou ausência de verbalizações de queixa, em categorias de descrição, explicação, aconselhamento, feedback, inferência, perguntas e outras verbalizações. A análise dos dados indicou que o terapeuta A "conseqüenciava" diferencialmente determinadas classes de verbalizações do cliente, teve percentual elevado de verbalizações de aprovação e teve uma ocorrência pequena de verbalizações de aconselhamento. Já o terapeuta B apresentou predominantemente verbalizações de aconselhamento e explicação e sua intervenção teve como foco principal a queixa do cliente. Ambos os terapeutas tenderam a dar explicações com ênfase em relações resposta-conseqüência, o que sugere coerência com os pressupostos da análise do comportamento.

Keywords : terapia comportamental; transtorno obsessivo-compulsivo; relação terapêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License