SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Sharing tasks: parent's roles and functions in contemporary familyYoung children's care and education in the USA and Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

PALUDO, Simone dos Santos  and  KOLLER, Silvia Helena. Resiliência na rua: um estudo de caso. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2005, vol.21, n.2, pp. 187-195. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200009.

Resiliência pode ser entendida como um processo dinâmico envolvendo uma adaptação positiva frente a situações de adversidade significativa. Entretanto, quando focalizado em adolescentes que vivem em situação de rua, resiliência parece inatingível. Este artigo pretende apresentar e discutir as possibilidades e adversidades presentes em suas vidas. Trata-se de um estudo de caso qualitativo com objetivo de descrever o processo de resiliência na trajetória de vida de uma adolescente em situação de rua. Participou desse estudo uma adolescente de 14 anos do sexo feminino. Os fatores de risco e proteção foram analisados nos diferentes níveis propostos pela abordagem ecológica: pessoa, processo, contexto e tempo. Pode-se constatar a presença constante dos riscos na vida da menina, no entanto, destacam-se as características individuais e a rede de apoio como principais fatores de proteção e colaboradores no processo de resiliência.

Keywords : resiliência; situação de rua; risco; proteção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese