SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The teacher-teacher interactions in the co-construction of pedagogical projects within the schoolCareer decision among senior college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

GOMES, Maria Aparecida Mezzalira  and  BORUCHOVITCH, Evely. Desempenho no jogo, estratégias de aprendizagem e compreensão na leitura. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2005, vol.21, n.3, pp. 319-326. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300008.

Considerando a escassez de instrumentos nacionais de avaliação psicoeducacional e a importância das estratégias de aprendizagem na escolarização formal, este estudo objetivou: a) analisar o potencial do jogo Bingo Melhor Estudante, adaptado para avaliar as percepções das características de um bom estudante, entre 29 alunos de 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública; b) verificar as relações entre o desempenho dos participantes no jogo, num teste de compreensão em leitura e numa escala de estratégias de aprendizagem. Os dados foram coletados mediante o jogo, o teste de compreensão de leitura e a escala e, analisados qualitativa e quantitativamente. O jogo parece útil para a avaliação das percepções das características de um bom estudante. Correlações significativas foram encontradas entre o desempenho no jogo, na escala e no Cloze. Os dados são discutidos à luz da Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação.

Keywords : jogo de bingo; estratégias de aprendizagem; compreensão da leitura; processamento de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese